Home > Curiosidades

‹ Voltar

Curiosidades

Você sabia que o café – o segundo produto mais comercializado no mundo – ajuda a emagrecer, previne cáries e ainda melhora o humor? Há muitas curiosidades relacionadas a esta popular e deliciosa bebida. Confira, abaixo, algumas delas.

Mitos e verdades sobre o café

Mitos e verdades sobre o café

Café melhora o humor? A cafeína vicia? Saiba o que é verdade e o que é mito sobre o consumo da bebida.

Esclareça todas as suas dúvidas sobre o bom e velho cafezinho.
- Café deixa mais atento – Verdade
- A cafeína estimula a descarga das células nervosas e a liberação de neurotransmissores e adrenalina promovendo o aumento do nível de energia e da acuidade mental e sensorial.

saiba mais
Segredos do preparo do café

Segredos do preparo do café

A temperatura da água, o armazenamento dos grãos e o preparo do filtro são alguns dos detalhes que interferem no sabor.

Amplamente consumido no mundo, o popular cafezinho pode ser feito de diversas formas. Seja na cafeteira, em máquinas automáticas ou no bom e velho coador, o preparo de um café com sabor e aroma verdadeiramente intensos e puros guarda alguns segredos. Confira, abaixo, algumas dicas para fazer uma bebida saborosa.

saiba mais
A influência da torra e moagem no sabor do café

A influência da torra e moagem no sabor do café

Confira algumas dicas importantes para preparar um cafezinho com sabor, aroma, amargor e acidez ideais para o seu paladar.

Na hora de comprar café, é importante verificar na embalagem algumas informações importantes que influenciam no preparo e no sabor. Primeiramente, você deve escolher entro os tipos: suave, forte e extraforte. A diferença entre eles está na torra realizada. A torra clara deixa os grãos menos amargos e mais ácidos, resultando em aroma e sabor suaves

saiba mais
Café ajuda a ver o lado bom da vida

Café ajuda a ver o lado bom da vida

Tá precisando ver a vida de um jeito mais otimista? A solução pode estar em uma xícara (meio cheia) de café.

Se você não tem enxergado o mundo de um jeito muito otimista ultimamente, a solução pode estar no bom e velho cafezinho. Pesquisas revelaram que o consumo da bebida estimula o lado esquerdo do cérebro e aumenta a transmissão de dopamina, responsável pelas sensações de prazer e alegria.

saiba mais
A invenção da cafeteira

A invenção da cafeteira

Além de aprimorar o sabor, a criação deste aparelho tornou o preparo mais prático e ajudou na popularização da bebida.

O consumo de café na Europa remonta ao final do século XVII, quando os turcos chegaram a Veneza. Os otomanos já tinham o café como um de seus hábitos e o produto passou também a ser apreciado pela população local. Porém, os otomanos tomavam café por infusão: jogava-se água fervente em uma xícara, na qual havia café moído.

saiba mais
O café no Brasil

O café no Brasil

Trazido para o Brasil há mais de 250 anos, o café teve grande influência na história econômica, política e social do país.

A entrada do café no Brasil aconteceu em 1727, pelo oficial português Francisco de Mello Palheta. Ele foi enviado à Guiana Francesa pelo governador do Pará, João da Maia da Gama, para resolver problemas de fronteira, mas também para trazer sementes do fruto que tinha grande valor comercial.

saiba mais
Café e Arte

Café e Arte

Conheça a técnica que utiliza o café no lugar das tintas para a criação de ilustrações incríveis.

O popular e adorado cafezinho está em alta também no mundo das artes. O ilustrador Dirceu Veiga, apaixonado pela bebida, resolveu utilizá-la em suas pinturas e dar novo sabor à sua arte. Das xícaras direto para o papel, o café ganhou o lugar das tintas e do lápis em suas tradicionais ilustrações de cenas cotidianas de cafeterias, proporcionando resultados impressionantes.

saiba mais